sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Sobre pontos de cultura

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada/IPEA disponibiliza em seu site (http://www.ipea.gov.br/digital/)
várias publicações online. Há pelo menos dois livros sobre políticas culturais no site: Pontos de Cultura: olhares sobre o Programa Cultura Viva e Cultura Viva: a prática de pontos e pontões , ambos de 2011.

Pontos de Cultura: olhares sobre o Programa Cultura Viva foi organizado pelos pesquisadores Frederico Barbosa/IPEA e Lia Calabre/FCRB e contou com apresentação de Marcio Pochmann, Presidente do Ipea. O livro reuni trabalhos apresentados no I Seminário o Programa Cultura Viva e os Pontos de Cultura: novos objetos de estudo, realizado em 2009 na Fundação Casa de Rui Barbosa/FCRB e é dividido nos seguintes capítulos: Capítulo 1, Cultura viva e o digital, trabalho de Frederico A. Barbosa da Silva; Capítulo 2, O Programa Cultura Viva e a diversidade cultural, trabalho de José Márcio Barros e Paula Ziviani; Capítulo 3, Indicadores para políticas culturais de proximidade: o caso Prêmio Cultura Viva, de Liliana Sousa e Silva; Capítulo 4, Ação Agente Cultura Viva: contribuições para uma política cultural de juventude, de Luana Vilutis; Capítulo 5, A Ação Griô: uma proposta política nacional, trabalho de Juliana Lopes; Capítulo 6, Formulação de políticas culturais: as leis de incentivo e o Programa Cultura Viva, trabalho de Eduardo Gomor dos Santos; Capítulo 7, Política cultural de inserção social?, de João Guerreiro; Capítulo 8, Política pública cultural e desenvolvimento local: análise do Ponto de Cultura Estrela de Ouro de Aliança, em Pernambuco, de César de Mendonça Pereira; e Capítulo 9, Território e territorialidades da rede Cultura Viva na região Sul: Programa Cultura Viva/Ministério da Cultura, de Patrícia Dorneles.

Já o livro Cultura Viva: a prática de pontos e pontões foi organizado pela Coordenação de Cultura do IPEA, com apresentação de Marcio Pochmann, Presidente do Ipea, e Anna de Hollanda, Ministra da Cultura. O livro é resultado da segunda avaliação coordenada pelo Ipea do Programa Arte, Cultura e Cidadania – Cultura Viva, de responsabilidade do Ministério da Cultura (MinC). Segundo os apresentadores: “O principal objetivo deste trabalho foi o de produzir uma reflexão crítica e avaliativa a respeito do que foi realizado pelo programa ao longo de seus quase sete anos de existência. A abordagem adotada foi a de analisar as práticas culturais e institucionais das organizações e das associações que fazem ou fizeram parte do programa Cultura Viva – e não focar nos processos de gestão do MinC –, deixando vir à tona a visão de pontos e pontões de cultura”.


REFERÊNCIAS
Pontos de Cultura: olhares sobre o Programa Cultura Viva . Organização: Frederico Barbosa e Lia Calabre. Brasília: Ipea, 2011.
Cultura Viva: a prática de pontos e pontões. Organização Ipea, Coordenação de Cultura,
Brasília: Ipea, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário