segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

RAP no Enecult

A participação do RAP nas edições do ENECULT entre 2010 e 2011.
O Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura (CULT) em conjunto com a Universidade Federal da Bahia (UFBa), realizam anualmente os Encontros de Estudos Multidisciplinares em Cultura/Enecults, em Salvador/BA.


No VI Enecult, realizado em maio de 2010, o RAP formou a mesa coordenada Democratização cultural e políticas públicas: um debate interdisciplinar cujo objetivo foi “debater conceitos e práticas que fundamentam as políticas públicas para a cultura”. Os pesquisadores Samuel Araújo (Laboratório de Etnomusicologia/UFRJ), Adriana Facina (Observatório da Indústria Cultural/UFF), Liv Sovik (Escola de Comunicação/UFRJ) e Victor Hugo Pereira (LerUERJ/UERJ), reunidos nesta mesa, são membros do grupo de pesquisa RAP (Reflexão, Ação e Política) que “se organizam em torno do projeto de pesquisa 'Democratização e políticas públicas para a cultura: um debate interdisciplinar' com apoio do Edital Pró-Cultura CAPES-MinC de 2009" (Fonte: www.cult.ufba.br/wordpress/24458.pdf). Os trabalhos apresentados foram os seguintes: Sobre perfumes e essências: o lugar da cultura na história - Adriana Facina; Pensar a democratização da cultura com Stuart Hall é "voltar-se violentamente para a conjuntura"- Liv Sovik; A dança, a música e os conformes: nota crítica sobre produção de conhecimento, políticas públicas e gestão cultural – Samuel Araújo; Habitus cultural e leitura na pobreza - Victor Hugo Pereira, Aline Deyques, Gustavo Guenzburguer e Rogério F. de Souza.

Em agosto de 2011, na sétima edição do evento, o RAP formou a mesa coordenada Dilemas da transição: para onde vão as políticas públicas para a cultura?, onde foram discutidas as políticas públicas para a cultura e sua relação com a educação, o fomento à leitura, o turismo e o patrimônio cultural. Foram apresentados os seguintes trabalhos: Cultura, pesquisa acadêmica e gestão pública: avanços e percalços do processo democrático no Brasil recente - Samuel Araújo; Políticas culturais viastas "de baixo": um relato da experiência do curso de formação de agentes culturais populares - Adriana Facina; A literatura e a República: as políticas para a leitura e a instabilidade do cânone - Victor Hugo Pereira; A casa de Chica da Silva em Diamantina: turismo, história e identidade - Liv Sovik.

Todos os trabalhos estão disponíveis no site do evento: http://www.cult.ufba.br/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário