sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Políticas Culturais na América Latina em dois momentos: Colombia e Porto Rico

O Instituto Colombiano de Antropologia e História, em parceria com a Universidad de los Andes, a Universidad Nacional e a Universidad Central promoveu no Projeto Mercado, Consumo y Patrimonialización: agentes sociales y expansión de las industrias culturales en Colombia realizado em Bogotá nos dias 18 e 19 de fevereiro de 2011. Além de discutir aspectos das políticas culturais na Colombia, o evento contou com a presença de palestrantes estrangeiros como o Prof. Samuel Araújo da UFRJ e a Profa Regina Abreu da UniRio.

Convite do evento Mercado, Consumo y Patrimonialización...

O Prof. Samuel Araújo, coordenador do projeto “Democratização e políticas públicas para a cultura: um debate interdisciplinar” (PróCultura CAPES-MinC) foi debatedor convidado no Projeto "Mercado, Consumo y Patrimonialización...” e também apresentou o trabalho "Entre muros, vallas y vehiculos blindados; las políticas públicas y el patrimonio sonoro en la ciudad", no dia 18 de fevereiro, na Biblioteca Luis Ángel Arango, em Bogotá.

Outro evento sobre políticas culturais na América Latina que destacamos aqui foi o Simpósio Internacional Interacciones Creativas, que ocorreu em Porto Rico, em 2010.

O Prof. Samuel Araújo fez a conferência inaugural do Simpósio na Universidade de Porto Rico, com o trabalho “Sonidos urbanos y cambio social: una experiencia de investigación-acción participativa en Río de Janeiro”, em 29 de abril de 2010. Dias antes, o professor realizou a palestra "Música, política e cidadania; o acadêmico na gestão pública e na performance" no Centro de Investigaciones Sociales/CIS, em San Juan.

O Prof. Araújo no Interacciones Creativas

O simpósio foi promovido pelo Mestrado em Gestão Cultural desta universidade e contou ainda com a colaboração do Centro de Investigaciones Sociales/CIS, do Conselho Artístico de Porto Rico, do CaribNet, do Teatro Estudio Yerbabruja, do Museu de História, Antropologia e Arte da UPR e do Centro de Estudos Avançados de Porto Rico e do Caribe. A programação do evento pode ser conferida no Blog Mapa Cultural Del PR Contemporâneo que também disponibiliza vídeos com as conferências do evento.

Público no Interacciones Creativas


Programação:
 http://mapacultural.wordpress.com/2010/04/22/interacciones-creativas-2010/

Vídeos:
 http://mapacultural.wordpress.com/category/videos/page/4/

Notícias relacionadas:

http://mapacultural.wordpress.com/2010/04/22/interacciones-creativas-2010/

http://mapacultural.wordpress.com/2010/04/26/musica-politicas-culturales-y-proyectos-universidad-comunidad-en-brasil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário