quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

POESIA FAVELA: A poesia se constrói onde há espaço

Está previsto para 2012 o lançamento de Poesia Favela in livro que reuni poesias e artigos apresentados no evento Poesia Favela: A poesia se constrói onde há espaço que ocorreu em 20 de outubro de 2010, no Teatro Noel Rosa da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Cartaz do evento em 2010

O evento foi organizado pelos membros do RAP, o Prof. Dr. Victor Hugo Adler Pereira (Programa de incentivo à leitura da UERJ/LerUERJ) e a Profa Dra. Adriana Facina (Observatório da Indústria Cultural/UFF) que abriram as portas da UERJ para um “encontro-ocupação da universidade”. Segundo o Prof. Victor Hugo, a UERJ foi escolhida como palco do evento devido “à posição estratégica do campus na cidade, como via para os subúrbios e proximidade com muitas favelas populosas”. (Fonte: http://poesiafavela.blogspot.com/).


O Prof. Victor Hugo e a Profa Adriana Facina apresentando um dos artisitas do evento

Na ocasião, a programação do Poesia Favela contou com a roda de conversa “Literatura na periferia: produzir, publicar, difundir”que reuniu Éle Semog (poeta), Nelson Maca (poeta e organizador do sarau Bem Black, em Salvador), Érica Nascimento (USP) e Maria Maciel (Proler) e sob a coordenação do Prof. Dr. Victor Hugo Adler Pereira.

O Prof. Victor Hugo na coordenação da mesa Literatura na periferia: produzir, publicar, difundir

Houve ainda um sarau literário em homenagem à poetisa Carolina Maria de Jesus, com a participação de Severino Honorato, Deley de Acari, Semog, Valéria Barbosa, Nelson Maca, Denis Rubra, Mc Fill, Mc Mano Teco, Mc Leonardo, Mc Pingo e Mc Gas-Pa, e uma batalha de rima com o Coletivo Cultural Comando Selva.

Artistas se apresentam no palco do Teatro da UERJ

Enquanto aguardamos a versão do evento in livro, podemos conferir outras informações no blog do Poesia Favela organizado pela coordenadora pedagógica do LerUERJ, Mirna Aragão, que também é organizadora do evento e do livro. Acessem www.poesiafavela.blogspot.com

Participantes do Poesia Favela no Teatro Noel Rosa/ UERJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário